14 de outubro de 2015

Curiosidades : Você sabia ?



Mina-san pra gente curtir e amar os mangas como são hoje, com falas em balãozinhos e personagens de olhos grandes os mangakas foram influenciados pelos ocidentais. Bom pra gente entender melhor essa historia vamos relembrar como surgiu os mangas.


Bem tudo começa no século XII onde sugiram os emakimonos japoneses que nada mais nada menos eram rolos que continham pinturas e textos contando historias, com o passar do tempo já na Era Edo esses rolos viraram livros que na sua maioria eram ilustradas com figuras românticas e poesias.
Emahimono conhecido como Chojugiga

Posteriormente em 1861 chega em Yokohama direto da Inglaterra nosso primeiro protagonista o cartunista Charles Wirgman, no ano seguinte ele cria um jornal sátiro conhecido como The Japan Punch, onde seus desenhos traziam os nossos amados balãozinhos de dialogo, ele ensinou os japas técnica ocidental de desenho e pintura. Em 1874 os seus alunos Kanagaki Robun e Kawanabe Kyosai criaram a primeira revista de manga conhecida como Eshinbun Nipponchi.                                                               
A revista Eshinbun Nipponchi não fez muito sucesso mais influenciou a criação de outras revistas e dentre elas a primeira revista shonen a Shōnen Sekai criada em 1895 por Iwaya Sazanami, a revista foi muito influenciada pela Primeira Guerra Sino-Japonesa. E em 1905 é criada a primeira revista Shojo (ainda bem né mina-san?) chamada Shojo Sekai. 
                          
               Revista Eshinbun Niponchi                                                              Revista Shojo Sekai

Depois da Segunda Guerra Mundial os mangakas sofrerão grande influencia americana, e é então que surgi o nosso segundo protagonista Osamu Tezuka, que influenciado pela Walt Disney cria seus personagens com olhos, boca e nariz grandes para que aumentasse a expressão. Tezuka introduz na historia movimento, através de efeitos gráficos, com linhas que dão impressão de velocidade, onomatopéias que interagem com a arte, mais pra dar essa sensação de movimento nada foi mais importante que a alternância de quadros. As historias ficaram maiorias e foram divididas em capítulos criando os mangas tal como conhecemos hoje.


Vamos agradecer eternamente nossos protagonistas que tornaram possível a existência do nosso vicio em mangas e conseqüentemente em animes.


Espero que tenham gostado do post até a próxima.



Beijus Nel    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advertise