20 de julho de 2015

Fanfics, um mundo de possibilidades



Olá, aqui é a Yayoi!
Há quanto tempo, gente! Fiquei até com saudades.
Hoje o tópico é sobre fanfics. Não exatamente uma fanfic, mas o conceito de fanfic, em si. Então, sente-se, relaxe, e seja meu convidado neste incrível mundo onde há tantos sentimentos misturados, que você se sentirá confuso com todas essas emoções.




Primeiramente, precisamos entender o que são essas histórias.
Fanfic, ou fanfiction, é um termo em inglês que quer dizer ficção criada por fãs, ou seja, não faz parte da série original de onde surgiu a ideia.
É importante lembrar, que quando você escreve fanfics, está emprestando os personagens, contexto (se não estiver escrevendo um UA, logo trataremos deste termo), e todo o histórico de vida dos personagens daquele universo. Por esse motivo, as fanfics são postadas gratuitamente, e vocês podem lê-las de graça também!
Nas fanfics, também podem ser encontrados diversos gêneros, e esse é o próximo tópico do nosso post:


Os Gêneros
Humor: São fanfics com morte, discórdia... Brincadeirinha, fanfics de humor são fanfics com... Humor! Ma oe! Muitas vezes são usadas nas paródias ou universos alternativos com self-inserction (onde o autor, pessoa, é um personagem da história). Particularmente, eu gosto muito dessas fanfics, mas não consigo escrevê-las muito bem.

Romance: São as histórias onde o romance fica mais estampado, ou seja, como se fosse um anime Shoujo.

Drama: fanfics com aquela carinha de anime de desgraceira, ou os livros do Nicholas Sparks. É aquela fanfics que você chora lendo.

Poesia: fanfics escritas em verso, e com as características da poesia.

Aventura: Já sacou sobre o que fala, não é? Normalmente são utilizadas quando o leitor quer criar uma nova saga de alguma série [e quando eu digo série, abranjo animes, mangás,filmes, livros, entre outros] que pode, ou não, estar terminada. Cria novas intrigas e conflitos.

Mistério: Sempre que a fanfic gira em torno de um segredo, pode ser considerada uma fanfic de mistério, e essas histórias costumam ser bem legais, principalmente quando falam de algum Serial Killer.

Horror: Uma fanfic de terror, em geral!

Paródia: É aquela que costuma tirar sarro das histórias originais, e são umas das mais legais.

Angst, ou angústia: São aqueles dramas mais profundos, onde os sentimentos dos personagens são muito mais explorados e nada sutis. Como o próprio nome diz, ela causa certa angústia, pelos sentimentos ruins serem tão aprofundados.

Sobrenatural: São fanfics com aqueles seres mitológicos, do tipo vampiros, lobisomens, fadas, entre outros. Eu adoro colocar essas coisas na fanfics, por que acho que casa bem em um Universo Alternativo. Pense nelas como um filme do Drácula, ou Senhor dos Anéis.

Suspense: O nome explica bem, e o suspense é o centro da fanfic.

Sci-Fi: Fanfics com foco científico, as que eu li costumam tratar sobre curas milagrosas (que depois acabam criando um mostro), ou sobre avanço incrível na tecnologia (seguido de um apocalipse tecnológico). Mas, é bem legal.

Velho Oeste: Já assistiu Rango? É mais ou menos aquilo, só que com uma trama diferente.

Tragédia: Só ter a desgraceira... Realmente, é parecida com um filme do John Green. Imagine o seguinte, a sua personagem favorito morreu, e sua fanfic vai falar sobre a morte dele, isso seria uma fanfic de Tragédia (uma fanfic que fala sobre o Albafica morrendo... Isso me faz chorar mais que bebê faminto).

Espiritual: Basicamente é uma história focada mais na alma da personagem, e seus conflitos.
Crime: Igual à um livro do Sherlock Holmes, toda a trama decorre ao redor de um crime, e a tentativa de desvendar quem o cometeu.

Family: As relações familiares são o foco principal da história.
Dor/Conforto: Há interação entre uma personagem que sofre (tanto física quando mentalmente) e uma personagem que lhe passará conforto.

Friendship: É uma fanfic que retrato os laços de amizade acima de qualquer outro conflito da trama. Não confunda frindship com frienzone (isso não é legal, e se você já colocou alguém na friendzone, de propósito, eu espero que seus pelos pubianos inflamem na hora de crescer).

As categorias que citei são as consideradas oficiais, mas, há algumas categorias “não oficiais” que também são muito usadas:

Fluffy: São aquelas fanfics que te causam sangramento nasal de tão meigas e fofas. Costumam ser bem adocicadas, e eu, particularmente não curto muito.

Darkfic: Uma fanfic mais pesada, que explora os sentimentos negativos da personagem, como traumas, depressões e problemas passados. Muitas costumam abrangir temas como estupro, pedofilia, tráfico (de todos os tipos), entre outros temas. Costumam ser fanfics categorizadas como +18.

Deathfic: Normalmente sobre os personagens principais que já morreram. Normalmente mostram o lado daqueles que sobreviveram.

Crackfic: Uma fanfic mais livre, normalmente feitas apenas por sacanagem.
Claro que podemos usar de vários destes gêneros em uma mesma fanfic, e eu posso garantir que os resultados são incríveis!

Vocabulário Básico:

Aposto que vocês já ouviram algumas palavrinhas chaves, do tipo Yaoi, Yuri, Hentai, etc. Estes são termos usados em um Fandom (mundo dos fans, onde estão presentes as fanfics, fanarts, fanvídeos, entre outros). Como nem todos sabem o que estes termos são conhecidos, resolvi pesquisar um pouquinho, e explicar para vocês o que quer dizer cada um destes termos! Seguem as explicações:
Canon: Não, não é o Kanon de Saint Seiya. Canon seriam casais já abordados pelo autor, mas que serão aprofundados de maneiras diferentes na fanfic. Por exemplo, Nanami e o Tomoe, Kamisama Hajimemashita, em uma fanfic onde a relação dos dois é aprofundada.


Ship: É uma fusão dos nomes do casal (ex: Sasuhina). Costuma-se colocar primeiro o nome do homem e depois o da mulher, mas, em fanfics com casais do mesmo sexo, se coloca primeiro o nome do ativo e depois o do passivo.

Sasuhina (Naruto)

Shipper: Pessoa que “Shipa”, ou seja, apoia o relacionamento entre determinado casal. Por exemplo, uma pessoa que apoia o relacionamento entre Sesshoumaru e Kagome, de Inuyasha (Yayoi aprova esse relacionamento, e dá o selo de aprovação).
É assim que eu vejo as pessoas que procuram ships em todo lugar.

Slash: Aborda relações homo afetivas entre homens; normalmente são mais superficiais nos relacionamentos, não aprofundando-se na questão sexual. Sabemos que o casal tem relações, mas elas não ficam explícitas.

Hyoga e Shun (tão fofos!)

Femmeslash: É a mesma coisa que o slash, só que o casal é composto por duas mulheres.

Muito fofo!

Seme: É o ativo da relação homossexual.

Uke: É o passivo da relação homossexual.

Obs: É comum que os autores abordem a troca de papéis entre os casais, e acho incrível como alguns autores conseguem passar a estranheza entre o casal diante desta inversão de papéis.


Yaoi: A relação entre dois homens. Neste ponto, se parece muito com o slash, com a diferença de que somos apresentados à questão sexual, e, no caso, podemos ler o ato sexual (pode ser explicito, onde não são poupados detalhes da interação, ou implícito, onde é necessária a interpretação, já que o autor brinca com algumas palavras, para descrever a relação). Há autores que costumam usar palavreado chulo, como forma de apelação, e me sinto meio acuada ao ler esse tipo de descrição (Não por serem dois homens, mas pela forma como é colocada a interação, me sentiria da mesma forma se fosse um casal hetero. O que me incomoda são as palavras usadas, e não o casal).  A mesma descrição pode ser usada para Yuri, que seria a relação entre um casal formado por duas mulheres.
Moe

Notem o olhar
Shounen-ai: Relação homoafetiva (uso este termo pois, nessa categoria, as personagens possuem um laço maior que o sexual, vide dicionário) entre homens. Retrata uma coisa mais fluffy, aquelas de dar hemorragia nasal. A versão feminina seria o Shoujo-ai
Família, família, Camus, Milo e as Cria!


Lemon: Contém sexo explícito entre os casais.
(Sem fotos, por motivos claros)

Lime:Os conteúdos sexual/eróticos não são explícitos.
(o mesmo lá de cima)

Spoiler: Conteúdo com acontecimentos futuros.



Crossover: Personagens de universos diferentes interagem em uma fanfic. 

Sebastiam :3

Plot: Seria uma fanfic paralela à outra que já está sendo postada.
Challenge: Seriam fanfics de um concurso. Podemos encontrar isso em alguns sites especiais para as Fanfics.

Categorias/Formatos

Como em um livro, as fanfics são divididas em capítulos, e são classificadas de acordo com o número de palavras, e dos próprios capítulos.
Uma fanfic Drabble é uma fanfic que tem de 100 a 500 palavras. Uma Ficlet tem de 1000 a 1200 palavras (o que equivale, aproximadamente, a três páginas). Oneshots são fanfics com apenas um capítulo, com mais de 1200 palavras (não é obrigatório). As Short-fics possuem poucos capítulos, dois ou mais. Já asLong-fic, são fanfics com muitos capítulos, e quando eu digo muito, quero dizer de trinta para mais.

Siglas e abreviações

UA/AU: Fanfics que decorrem em Universos Alternativos são fanfics que se passam em uma realidade diferente da série original.

R/A: A Fanfic se passa em uma Realidade Alternativa, ou seja, ainda no universo da série, porém os fatos podem ser mudados. Um exemplo seria uma fanfic que conta como seria se determinado casal não tivesse terminado junto, ou como a história decorreria se outro personagem não morresse em certo momento. A realidade seria mudada, mas o universo continuaria sendo o da série.

WIP: Seria adaptado para “Em andamento”, são aquelas fanfics incompletas (que dão dor no coração, de tanta ansiedade), que estão sendo atualizadas, ou não (quando isso acontece dói muito, mas não posso reclamar por que já fiz isso).


PWP: A tradução ao pé da letra seria: Enredo que enredo? Ou, Pornografia sem Enredo. Essas fanfics focam mais na parte sexual, e costumam deixar o enredo de lado.

PO: Personagem Original são as fanfics onde se acrescenta personagens provindos se sua própria imaginação, que interagem com os já existentes. Usa-se bastantes nas fanfics interativas.

OOC: Out of Character, ou Fora da caracterização original. Os personagens das sagas originais teriam suas personalidades alteradas. Comparação feita para os fãs de Inuyasha: Um Sesshoumaru dócil, e uma Rin revoltada.

POV: Point of View, ou, o ponto de vista. Uma fanfic que começa sendo narrada em terceira pessoa, mas, em determinados capítulos, passa a ser narrada por determinado personagem. Costumo colocar essa sigla em negrito, com letra em tamanho maior do que a da história, para deixar bem claro de quem é a narração do Capítulo.

Gen: Fanfics sem romances ou casais.

Con: Consensual, ato sexual praticado com o consentimento de ambas as partes .

No-Con: Não consensual, ou seja, um estupro.

MM: Missing Moment, ou momento Perdido. Sabe aquela parte do anime que tá rolando uma coisa muito interessante, mas de repente a cena muda, e ninguém sabe o que aconteceu? Então, essas fanfics contam o que teria acontecido naquele momento.

Censuras

K/Livre: Fanfics livres para todos os públicos

K+/+13: Fanfics não recomendadas para menores de treze anos. O conteúdo não é forte, com poucas cenas românticas, quase sem sangue e violência.

T/+14: São histórias para adolescentes, maiores de quatorze anos. Possuem cenas de sexo, violência, palavrões, mas, nada explícito.

M/+18: Fancis para maiores de dezoito anos. As cenas de sexo, violência, e morte ficam explícitas, com conteúdo mais forte, e linguagem imprópria.

No Brasil, é mais comum encontrarmos as classificações indicativas como os números, não as letras.
Bem, essas fora as explicações! Durante as postagens vocês vão perceber as várias faces de cada um dos tópicos, espero que tenham gostado, e nos vemos na próxima postagem!

Um beijo da Primavera!


Considerações da autora:


As informações dessa postagem foram recolhidas da internet, e adaptadas ao site. Informações originais na Floreios e Borrões,  site de fanfics de Harry Potter. http://fanfic.potterish.com/visucap.php?identCap=16416&identFic=39135&tCh=14

3 comentários:

  1. Olá! É díficil eu aparecer por aqui, né? hihihi. Eu realmente gosto, tanto de ler, quanto de escrever fanfics, fui dando uma olhada por cima do que eu já sabia o que era, mas me demorei em várias outras coisas que você falou aqui e que nunca ouvi falar sobre. Achei bastante interessante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver a fotinha de SasuHina, relacionado a um termo de casal na categoria "Ship"...
    Queria perguntar? Gosta de SasuHina? O.O?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpa não ter respondido! Então, eu nunca assisti Naruto, mas, tenho uma amiga supoer fã que mandou eu colocar essa fotinho linda. Sinceramente, eu acho um casal muito mais fofo do que Naruhina

      Excluir

Advertise